Secretaria de Educação recebe visita de doutor em Linguística para melhoria do IDEB do Cabo

Reunião_EducaçãoCom o intuito de melhorar a qualidade do ensino e obter índices melhores no índice e nas avaliações de desempenho dos estudantes da Rede Municipal de Ensino do Cabo, a secretária de Educação, Sueli Nunes, recebeu na tarde da última quinta-feira (16/03), no gabinete da SME, o professor titular e chefe do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia (NEHTE) da UFPE e doutor em Linguística, Antônio Carlos Xavier.

O professor, que também é escritor e palestrante, explanou uma proposta de formação de professores dos anos iniciais e finais, que tem realizado em vários municípios pernambucanos. O Programa tem como objetivo além de formar e avaliar os docentes sobre o domínio de compreensão e explanação do conteúdo, também fazer simulados com os estudantes, a fim de que eles desenvolvam as habilidades mentais exigidas em exames de larga escala como a Prova Brasil, a fim de elevar o indicador do município no IDEB.

“Nós temos um trabalho de motivação e de melhorar a autoestima do professor, já que tudo parte dele. O modelo atual de ensino está ultrapassado e temos que formar os professores para que eles proporcionem aos alunos uma experiência de escola do século XXI, incluindo meios tecnológicos que é uma linguagem que o estudante entende”, explicou Xavier.

Sueli Nunes também discutiu os pontos específicos do Programa que poderão ser adaptados para a realidade do Cabo. “Nós temos como meta deste ano a melhoria do indicador do IDEB acima da média estipulada pelo MEC para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais. Então avaliaremos esta ótima proposta do professor e daremos uma resposta com as contrapartidas necessárias de adaptação do programa à nossa realidade”, destacou a secretária.

A reunião também contou com a presença do assessor técnico da SME, Rosemberg Nascimento; da gerente de Ensino, Fátima Almeida; da coordenadora de Anos Iniciais, Jô Bevenuto e da coordenadora de Anos Finais, Claudeana.

Texto e foto: Diego Lós -Ascom SME/Cabo

2017-03-21T13:01:39+00:00