Cabo participa da 2ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

Representantes governamentais e da sociedade civil do Cabo de Santo Agostinho participaram nos dias 14,15 e 16/06, da 2ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (2ª CESMU), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com o tema “A implementação da Política Estadual da Saúde Integral das Mulheres Pernambucanas: nenhum direito a menos”, a conferência teve o intuito de debater as propostas elaboradas nas etapas Macrorregionais da 2ª CESMU, que tratam da garantia e manutenção dos direitos das mulheres e de estratégias para o fortalecimento das políticas públicas da saúde integral das mulheres.
Após 30 anos da realização da 1ª Conferência, e buscando discutir a Saúde das Mulheres e os desafios para a integralidade com equidade, o encontro exalta a garantia de direitos e políticas públicas para as mulheres.
Segundo a enfermeira, Giselle Paiva, que esteve no encontro representando o Conselho Municipal de Saúde do Cabo, a conferência teve como objetivo discutir os quatro eixos temáticos: O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e, IV – Políticas públicas para as mulheres e a participação social. “Esse é mais um momento importante para estarmos discutindo a política de saúde da mulher nos níveis municipal, estadual e nacional”, destacou a enfermeira.
Organizada pelo Conselho Estadual de Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, a  2ª CESMu reuniu diversos representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores e gestores/prestadores do SUS. O Evento faz parte da etapa preparatória para 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres – 2ª CNSMu, que acontecerá nos dias 1 a 4 de agosto de 2017.
Secom/Cabo
Foto: SES/Divulgação