Lula Cabral participa de lançamento do livro ‘’Contos Fantásticos” na abertura do Projeto Tempo de Leitura

Criar e contar histórias pode não parecer uma tarefa tão fácil, mas não é bem isso que os 75 alunos da Escola Municipal Cláudio Gueiros Leite, acreditam. Foi com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, juntamente com a Secretaria de Educação, que os sonhos de muitos pequenos viraram realidade. É que nessa segunda-feira (13/11), o auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu, recebeu o lançamento do livro ‘’Contos Fantásticos’’, durante a abertura do Projeto ‘’Tempo de Leitura, Ciência e Tecnologia’’.

A obra, publicada pela editora Imep, foi instruída pela professora de língua portuguesa, Rubia Maria dos Santos, que trouxe aos leitores uma coleção de 90 contos fictícios produzidos e ilustrados pelos estudantes do 6º e 7º ano da rede municipal de ensino, dando continuidade ao trabalho que foi realizado no ano de 2012.

O evento contou também com a participação do prefeito do Cabo, Lula Cabral, que deixou sua marca no Projeto ‘’Tempo de Leitura, Ciência e Tecnologia’’, com a construção de um prefácio dedicado exclusivamente ao livro. “Estou muito feliz em poder estar aqui no lançamento deste livro”, afirmou Lula Cabral. “Nossas crianças descreveram, através dos contos, os sentimentos do que elas vivenciam nas salas de aula e é muito gratificante em poder fazer parte de um Projeto que estimula os alunos a se tornarem autores”, completou ele.

O evento exibiu divertidas apresentações carregadas de conhecimento e cultura, mostrando que escrever é apenas uma das habilidades dos alunos. Uma peça teatral também foi exibida, reforçando a mensagem de que o papel da escola é de ensinar e educar, mas sempre, com o suporte da família. A dança e a música não ficaram de fora, os passos do frevo animaram a todos que foram prestigiar o evento, e a emoção tomou conta quando o coral da escola cantou a música ‘’Trem-bala’’ da compositora, Ana Vilela.

O autor e aluno Kevin Michel, 13 anos, declarou seu amor pela leitura e admitiu estar satisfeito com a obra. ‘’Sempre foi meu sonho escrever um livro, principalmente por gostar muito de ler e escrever, e depois de todo esse esforço eu me sinto realizado com a primeira produção que fiz parte’’, contou.

Já secretária de Educação, Sueli Nunes, afirmou que é fundamental importância o incentivo à leitura. ‘’Embarcar no mundo letrado é um grande desafio, mas é produto do esforço e da conquista de cada um, que tem, a partir dessa oportunidade, se tornar autor da sua própria história’’, destacou.

PROJETO TEMPO DE LEITURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Nessa segunda, dia Municipal da Leitura, a Secretaria de Educação forneceu livros, através do Projeto “Ler é Sempre um Prazer”, para que 56 escolas do município realizassem ações, através de apresentações de trabalhos com peças teatrais e tendas com livros. As atividades fazem parte do Projeto Tempo de Leitura. Já nesta terça-feira (14), a ação será, às 9h, no Parque dos Eucaliptos – Ponte dos Carvalhos”, com a apresentação dos trabalhos destaques realizados por alunos das escolas de Pontezinha, Ponte dos Carvalhos e engenhos, com o tema “Matemática está em toda Parte”.

Texto: Luana Valentim e Victória Holanda  – Estagiárias Secom/Cabo
Áudio: Tonny Silva
Fotos: Léo Domingos e Secretaria de Educação

2017-11-14T10:29:43+00:00