Ministério da Saúde faz visita técnica à base do Samu Cabo

A consultora Técnica do Ministério da Saúde, Munik Pereira Santos Teixeira, esteve em visita à base do Samu do Cabo de Santo Agostinho, em Itapuama, nesta quarta-feira (6/12). O objetivo foi de qualificar a base descentralizada, conforme os requisitos exigidos pelo Ministério. A qualificação do Samu Cabo vai garantir um aumento no repasse Federal e melhoria dos serviços prestados à população.

 Em março deste ano, a Prefeitura do Cabo deu início a descentralização do atendimento móvel de urgência com a instalação da nova base do Samu, em Itapuama. “Agregamos outros equipamentos, como o Núcleo de Educação Permanente (NEP), que promove treinamento para toda a rede pública municipal ”, destacou o secretário de Saúde, José Carlos de Lima, que acompanhou a visita da consultora do Ministério da Saúde.

 “Além de recebermos a qualificação, vamos ter duas novas UTIs móveis enviadas pelo Ministério da Saúde, garantindo o padrão de atendimento em nossa região”, enfatizou o secretário.  O Samu Cabo desenvolveu também um software para coleta e análise de dados. “ Antes, o sistema era feito manualmente. Agora as informações de cada ocorrência são digitalizadas”, destacou José Carlos de Lima.

 As informações do Samu vão embasar outras ações do poder público, segundo José Carlos. “Será possível auxiliar os demais órgãos da Prefeitura e também a Polícia Militar, a partir das ocorrências registradas pelo Samu”, comentou o secretário de Saúde.

 DADOS DA SAÚDE –  O usuário da rede municipal de Saúde terá um canal de acesso à rede, através do site da Prefeitura do Cabo. A Secretaria de Saúde vai disponibilizar informações sobre todas as unidades, endereços, telefones, equipes de profissionais, entre outras.  “Estamos nos preparando para que o projeto piloto inicie em dezembro, com a disponibilidade de alguns dados”, revelou José Carlos de Lima.

Ouça a matéria

Texto: Ana Cristina Lima/Secom

Áudio: Uanderson Melo

2017-12-06T14:16:26+00:00