Primeira ação do ‘Mamamóvel’ é realizada no bairro da Charneca

Para combater precocemente o câncer de mama, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, junto com a Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (10/01), a primeira ação do caminhão da mamografia (mamamóvel), na Rua 01- Novo Horizonte, no bairro da Charneca. Os atendimentos estão sendo destinados para mulheres entre 50 e 69 anos. Para realizar o exame, elas devem portar documentos de identidade e cartão do SUS.O próximo local que vai receber o caminhão é a Unidade de Saúde da Família (USF) Gaibu.

Os atendimentos foram realizados o dia todo, com um total de 80 atendimentos, que foram divididos em dois períodos manhã e tarde. A enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Mangueira, Ana Maria de Oliveira, informou que foram disponibilizados exames citológicos e de mamografia. “Nós da unidade, além de realizar a triagem e encaminhamento para o exame no caminhão, também encaminhamos a paciente para um mastologista, caso haja algo alguma alteração no exame”, explicou ela.

A aposentada, Lindinalva Maria da Conceição, 50 anos, disse que a última vez que realizou exames de prevenção foi aos 38 anos e que só voltou a repetir o exame agora, após 12 anos. “Eu fiz esse exame a 12 anos atrás por uma caravana no hospital do câncer pois moro em um local distante e difícil acesso. E só estou fazendo este exame agora por que estava indo para a igreja e vi, uma boa oportunidade”, explicou Lindinalva.

Na ocasião, a aposentada e paciente da unidade, Rosa Cordeiro de Assis, 68 anos, faz o exame todo ano, desde os seus 25 anos, através das ações da Prefeitura. “ Meu esposo disse que o caminhão tinha chegado e como faço todo ano eu vim, pois acho importante a gente prevenir a doença e descobrir se tem. Até agora está tudo certo”, disse ela.

Locais de atendimento:

11/01 – USF Gaibu

16/01 – USF Mangueira

17/01- USF Rosário

19/01- Clínica Ultramed (ao lado da escola modelo Manoel Davi – Ponte dos Carvalhos)

24/01- Centro de Referência de Saúde da Mulher 2 (Ponte dos Carvalhos)

Os exames podem ser realizados também todos os dias na Clínica Ultraimagem Viegas para as mulheres das demais comunidades.

Ouça a matéria

Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo
Áudio: Uanderson Melo
Foto: Léo Domingos

 

2018-01-11T11:56:26+00:00