Prefeitura inicia plantio da primeira ‘Horta Modelo’ do Cabo

Com o intuito de incentivar a população cabense a consumir e cultivar alimentos naturais, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou na manhã desta quinta-feira (11/01), o primeiro plantio da “Horta Modelo” do município. Inicialmente, a horta está sendo plantada na área externa do Centro Administrativo Municipal (CAM) II, localizado na via local da PE-60. Outros locais públicos também vão receber o plantio de hortaliças e ervas medicinais.

A horta, conta com o auxílio de um sistema de irrigação hidráulico para realizar o fornecimento controlado da água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo. A plantação, após 45 dias, irá gerar suas primeiras hortaliças.

Cerca de 20 mil unidades das hortaliças plantadas, devem ser colhidas e doadas para as instituições de caridade do Cabo, que serão definidas pela Prefeitura. Além disto, escolas interessadas, com alunos do 5° ao 9° ano, também poderão realizar visitas à horta com o intuito de entender o funcionamento e que tipos de alimentos são plantados na área. As visitadas serão acompanhadas por um nutricionista e um técnico agrícola, com o intuito de explicar aos alunos a necessidade de possuir uma alimentação saudável.

O superintendente de Desenvolvimento Rural, Aziel Almeida informou que, “Também serão criados projetos para que as escolas do município criem suas hortas. Nós vamos  disponibilizar uma assistência técnica para auxiliar a construção dessas hortas nas escolas”, relatou ele.

Ouça a matéria

Texto: Victória Holanda – Estagiaria da Secom/Cabo.
Áudio: Ákila Soares
Foto: Pedro Batista

2018-01-12T13:09:27+00:00