CAPS do Cabo promoverá II Seminário sobre Autismo

Profissionais de Saúde, Educação e familiares de autistas vão participar do II Seminário sobre Autismo, que será promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil Ciranda de Vida, do Cabo de Santo Agostinho. O evento será nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/04), no auditório e Centro Administrativo Municipal (Cam 1), na Torrinha.

A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Danielle Moura, explica que as abordagens serão das várias especialidades que abrangem o tratamento do autismo. “Pensamos em discutir e orientar os grupos que lidam com a questão (professores, familiares e médicos)”, enfatizou.

Por essa razão, durante o II Seminário, haverão oficinas para professores da rede, palestras voltadas para os familiares e depoimentos. O evento é aberto ao público.

Veja, abaixo, a programação:

DIA 18/04 – QUARTA-FEIRA

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura: Danielle Moura Coordenadora de Saúde Mental

8h40 – Apresentação das Crianças e Mães, brincadeira de roda

8h50 – Formação da Mesa

9h – Palestra Dra Maria Betânia Cavalcanti Fulgino de Melo – odontóloga do CEO 1 do Cabo de Santo Agostinho

10h – “Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança cm TEA, Dra Tícia Ferro – Fonoaudióloga

11h – “Autismo: da Deficiência à Neurodiversidade” – Dr Bruno Santana, Pediatra.

12h – Almoço

13h 10 – “Direitos Assistenciais da Criança com TEA” – Dra Amanda Lopes, Assistente Social

14h15 – “A Importância da Família no Cuidado à Criança com TEA” – Amliz Azevedo

15h – Depoimentos de familiares –  Nadja Rodrigues Ramos e Felix Tomaz

DIA 19/04 –QUINTA-FEIRA

8h15 – “Aspectos Neuropsicopedagógicos do Autismo e Estratégias de Intervenção – Dra Germana Filizola, neuropsicopegadoga.

9h15 – “Práticas Esportivas com a Criança com TEA – Thiago José de Santana, educador físico e capoeirista

10h15 – “Comportamento Sensorial nas Atividades Cotidianas da Criança” com TEA – Dra Keise Nóbrega. Terapeuta ocupacional e professora do Curso de Terapia Ocupacional da UFPE.

11h15 – Oficina para professores – professora Aneide Rabelo, terapeuta ocupacional e professora do curso de Terapia Ocupacional da UFPE.

12h – almoço

13h30 – “A importância da Psicologia na Intervenção da Criança com TEA – Dra Frínea Andrade, psicóloga.

14h15 – “A Clínica do Autismo: Sinais e Sintomas” – Dra Paula Roberta Monteiro Machado – Neuropediatra

15h30 – Depoimentos de familiares

16h – Encerramento