Cabo promoverá atividades em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial

Em 18 de maio é comemorado o “Dia da Luta Antimanicomial”. No Cabo de Santo Agostinho, as discussões   sobre a importância de uma sociedade livre de manicômios acontecerá nos dias 20 e 24, envolvendo usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), seus familiares e profissionais de saúde.

Nesta segunda-feira (14/05), os pacientes do Caps participam da atividade promovida pelo Estado, no Conselho Municipal de Saúde. E na sexta-feira (18), saem em passeata, da Praça do Derby, junto com associações de usuários, pela conscientização da Luta Antimanicomial.

“O momento é de reafirmar as diretrizes da saúde mental, que é dos cuidados em liberdade e de autonomia dos pacientes”, ressalta a coordenadora de Saúde Mental do Cabo, Danielle Moura. Ela lembra que a reforma psiquiatra possibilitou a humanização do tratamento. “O internamento deve ser a última alternativa, aplicado quando necessário e de forma temporária”, destaca Danielle Moura.

PROGRAMAÇÃO – A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental, promoverá um seminário dia 21 deste mês, para profissionais do Caps. O tema será a “Política nacional de saúde mental e a rede de assistência do Cabo de Santo Agostinho”. O encontro vai ser no auditório da Secretaria de Saúde, às 14h. No dia 24, será realizada uma oficina com o tema: “Atenção à crise: como identificar e encaminhar”, no auditório do Cam 1, a partir da 8h30.

Ouça a matéria

Texto: Ana Cristina Lima/Secom