Equipe das Unidades de Saúde recebem treinamento sobre teste de HIV/Sífilis

Os profissionais de enfermagem das Unidades de Saúde da Família (USFs), participara, nesta segunda-feira (11/06) de um treinamento sobre os  procedimentos para realização de testes  de HIV, Sífilis e Hepatite.  O exame é realizado, por demanda espontânea, no Centro Herbert de Souza, no Centro do Cabo de Santo Agostinho, e nas unidades de saúde, para gestantes e seus parceiros.

O teste rápido permite o diagnóstico em apenas 30 minutos. “O objetivo é qualificar nossos profissionais para o atendimento à comunidade, em especial, gestantes e seus parceiros”, disse a coordenadora de IST/Aids, Lúcia Cristina Buarque. O Cabo de Santo Agostinho é o 5º no Estado em número de pessoas contaminadas pelo vírus HIV.

A coordenadora explica que, na maioria dos casos, a contaminação por HIV traz associada outras infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis. O Centro Hebert de Souza recebe uma média de 60 pessoas por dia. Os pacientes recebem tratamento médico e médicos é disponibilizado o serviço de  aconselhamento.

 

Texto: Ana Cristina Lima/Secom

Foto: João Barbosa

2018-06-11T17:00:59+00:00