Arcebispo de Olinda e Recife vai presidir missa do padroeiro do Cabo

O Cabo de Santo Agostinho comemora nesta quarta-feira (13/06), os 396 anos de seu padroeiro, Santo Antônio. O dia é feriado no município e será dedicado à festa religiosa, com a presença do prefeito Lula Cabral e do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, que irá presidir a missa solene, às 10h, na Igreja Matriz, no centro.

A devoção do povo do Cabo pelo Santo – protetor dos pobres e das causas perdidas – vem do período pós-colonização, entre 1590 e 1595, quando a localidade ganhou um povoado. Nesta época, foi erguida a capela em homenagem à Santo Antônio.  Mas só em 1622   Santo Antônio foi eleito padroeiro. Em 1671 a paróquia foi ampliada. Passou por reformas em 1876 e 1914. A atual   igreja matriz, está situada na rua Vigário João Batista, mesmo local onde foi construída a antiga capela.

PROGRAMAÇÃO – Os festejos de Santo Antônio tiveram início no dia 1º de junho, com procissão da bandeira, carreata com a imagem do santo e a trezena de preparação para o grande evento religioso, que acontecerá nesta quarta-feira.  A partir das 16h, a imagem do Santo será levada em procissão pelas ruas do Centro do Cabo, retornando à Matriz. À noite acontece o show com o artista local Ricardo Lima,  no centro pastoral.

 

 

O que abre e fecha no feriado
Em função do feriado municipal a Prefeitura não terá expediente nesta quarta-feira (12/06). Só irão funcionar os serviços essenciais e de urgência e emergência, inclusive a ambulância 24 horas. As atividades retornam normalmente no dia 14, na quinta-feira.
SANTO ANTÔNIO – Ele é chamado de Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua. Nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195. Ele é considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses. No Brasil, Santo Antônio é conhecido por ser o “Santo Casamenteiro”, sendo que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil por ser a véspera do Dia de Santo Antônio.

 

 

 

Texto: Ana Cristina Lima/Secom

Foto: João Barbosa

 

2018-06-14T16:04:30+00:00