Projeto Cabo Cidade Iluminada realiza ações em mais treze ruas

A Prefeitura do Cabo continua as ações de modernização da iluminação pública. O projeto “Cabo Cidade Iluminada”   levou luzes de led  para a rua Cristo Rei, na Cohab. Foram trocadas 30 luminárias do logradouro. A proposta é substituir as lâmpadas fluorescentes pelas de led, modelo existente em diversas cidades da Europa, como a cidade portuguesa de Coimbra.  O primeiro bairro a receber o projeto “Cabo Cidade Iluminada” foi Pontezinha, que teve substituído 500 pontos de luz, entre eles, trecho da BR-101.

No Centro do Cabo os postes com luzes de led já foram instalados nas   ruas Marquês de Herval, Visconde de Porto Alegre, Júnior Pires Ferreira, Senador José Emílio de Moraes; Bairro São Francisco – Rua 18, rua Milton Adolfo de Jesus, Alto da Bela Vista; Cohab – Rua 4, Rua 30; a rua de Garapu que dá acesso ao Shopping Costa Dourada e a Avenida Doutor Júlio Araújo.

“As luzes de led têm maior durabilidade, luminosidade, economia e resistência”, explica o gerente de Iluminação Pública, Ednaldo Júnior.  A troca das luminárias comuns pode gerar uma economia de 75%, já que uma lâmpada led de 10w pode iluminar com a mesma intensidade de uma incandescente de 60w ou uma fluorescente de 15w. A led tem uma taxa de falha de apenas 1%, o que acarreta economia nos custos de manutenção.  Além da redução de custos, a nova iluminação contribui com a segurança das localidades.

Texto: Sidney França/ Estagiário Secom

Foto: Pedro Batista