Vacinação contra a Febre Aftosa termina nesta sexta-feira (15)

O prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa para bois e búfalos, no Cabo de Santo Agostinho, se encerra nesta sexta-feira (15/06). A ação está sendo executada pela Superintendência de Desenvolvimento Rural do município. Até o final da Campanha, o município pertende vacinar um total de 2,900 animais.

A febre aftosa é uma das enfermidades mais contagiosas para os animais de grande porte, provocando salivação excessiva, feridas na boca e nas patas de bovinos, suínos, ovinos, bubalinos e caprinos. A doença é provocada por vírus da família Picornaridae, gênero Aphthovírus. O proprietário do animal precisa ficar atento para os seguintes sintomas: perda de apetite, dificuldade de locomoção, redução da produção de leite, redução de peso e queda na eficiência reprodutiva.

Desde a sua aparição, a febre aftosa vem prejudicando aos animais e ao mercado que lida com a criação e produção. “A vacinação é de extrema importância para a erradicação da doença. Algumas cidades brasileiras não fazem mais a vacinação porque conseguiram acabar com o vírus nos animais de sua região”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Rural, Aziel Almeida. “ É por isso que é importante que os donos de animais procurem a superintendência para vacinar bois e búfalos” , completou ele.

VACINAÇÃO – Equipes da Superintendência de Abastecimento Rural vão até o local de criação dos animais, sendo na cidade ou na zona rural, para realizar a vacinação. Nesta sexta-feira (15), será realizada uma ação na praia de Itapuama para atingir 100% dos números previstos para vacinação deste ano.

Secom/Cabo

Áudio :Tonny Silva
Ouça a matéria

2018-06-15T09:03:34+00:00