Gestantes do PSF São Francisco IV receberão palestra sobre aleitamento materno

A Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, em Ponte dos Carvalhos estará promovendo, no dia 16 de agosto, às 9h, uma palestra sobre a “Importância e o manejo do Aleitamento Materno”. A ação, em alusão ao Agosto Dourado, será ministrada pela coordenadora de aleitamento materno  Taciana Ferraz,  e  a pediatra e  neonatologista  Amenaide Emerenciano, que atenderão as gestantes do Programa de Saúde da Família (PSF) São Francisco IV.

O momento será dedicado para que as grávidas possam conhecer a maternidade e todos os seus serviços, como a Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC, que possibilita a promoção, proteção e o apoio ao aleitamento materno.  Além disso, a ocasião será oportuna para que todas as dúvidas e informações sejam esclarecidas antes do nascimento do bebê, que contarão com o apoio de psicólogos e assistentes sociais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, mantendo a alimentação com leite materno corretamente, podemos reduzir em até 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos. “Depois dos seis meses do bebê, o médico é responsável por estabelecer um cardápio para a criança, porém, a amamentação auxilia o seu desenvolvimento até os dois anos de idade, onde é recomendado que não se faça o uso de leite artificial”, destacou a pediatra neonatologista, Amenaide Emerenciano.

Agosto Dourado – A ação do mês de agosto existe desde o ano passado, no calendário oficial. Já a Semana Mundial de Aleitamento Materno, ocorre em 120 Países e é celebrada oficialmente de 1 a 7 de agosto, sendo lançada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (Waba), em 1992, com o objetivo de dar visibilidade à amamentação e suas vantagens.

 

Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo

2018-08-09T09:29:34+00:00