Projeto Fiscal Mirim realiza ação no Shopping Costa Dourada

Educar e conscientizar, ainda quando criança, sobre os direitos e deveres previstos no Código de Defesa do Consumidor. Pensando nisso, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através do Procon Cabo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, deu início hoje (08/08), no supermercado Arco Vita, no Shopping Costa Dourada, ao projeto Fiscal Mirim.  Participaram do evento estudantes de 8 a 10 anos, da escola Aristheu Figueiredo – Charneca.

A ação é uma continuidade do projeto “Buscando seus Direitos”, que teve início no ano passado, nas instituições da rede municipal. “Gostei muito de ver toda a teoria no colégio, a agora, eu posso ser fiscal junto com as minhas amigas”, ressaltou a estudante Letícia Silva, de 10 anos. “Estou feliz em participar e contribuir para que só sejam vendidos produtos em bom estado”, concluiu.

Supervisionados e instruídos pela equipe do Procon Cabo, as crianças puderam observar às condições e as respectivas datas de vencimento dos produtos, além de realizar uma pesquisa de preço. Segundo a Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania do município, Alice Morais, é importante que a conscientização seja feita desde cedo. “Quando trabalhamos com crianças, estamos com um cidadão que está em fase de formação. O fato de você aguçar a curiosidade, traz um efeito por si só multiplicador, onde ela irá levar o aprendizado para toda vida”, afirmou ela.

Além dos estudantes da Escola Municipal Aristheu Figueiredo, a ação ainda contemplará cinco escolas, como Carmencita Ramos Cavalcanti, na Vila Social, e a Marquês do Recife, em Jussaral. “Buscamos formar cidadãos conscientes dos seus direitos, principalmente o do consumidor. Ao total, serão 240 alunos beneficiados, dando prioridade as instituições da zona rural, para se certificarem, que quando necessário, poderão procurar os órgãos responsáveis pela fiscalização”, disse a gerente do Procon Cabo, Quésia Maria.

Ao final do projeto Fiscal Mirim,  todos os estudantes receberão certificado de participação.

Confira a programação das próximas escolas participantes:

16/08: 9h –  Escola Municipal Dr. Humberto da Costa Soares

21/08: 9h – Escola Municipal Marquês de Recife