Procon Cabo encerra ações educativas do projeto Fiscal Mirim

O primeiro módulo do projeto Fiscal Mirim, pioneiro no Estado de Pernambuco,  encerrou nesta quarta-feira (12/09). A iniciativa, promovida pelo Procon Cabo em conjunto com  a Secretaria Municipal de Educação, buscou conscientizar estudantes da rede municipal de ensino sobre os direitos e deveres previstos no Código de Defesa do Consumidor. A última instituição a participar do programa foi a Escola Municipal Prefeito Vicente Mendes, localizada no Engenho Tiriri.

Na ação, realizada no supermercado Arco Vita, no Shopping Costa Dourada, estudantes do 4º e 5º anos, supervisionados pela equipe do Procon Cabo, observaram as condições e datas de validade dos produtos perecíveis e não perecíveis. “Gostei muito de ser fiscal por um dia. Essa é a segunda vez que eu venho no shopping e estou adorando aprender sobre os meus direitos, além de saber quando um produto pode ser vendido”, declarou a estudante do 5º ano, Risllayne Araújo. “Na próxima vez que eu for no supermercado, vou falar para minha mãe como procurar ajuda e verificar junto com ela se o produto está em um bom estado” concluiu a aluna.

Segundo a gerente do Procon Cabo, Quésia Maria, o programa foi muito importante para as crianças do município. “Desde a infância, devemos trazer a educação como prioridade, principalmente quando diz respeito aos direitos do consumidor. Beneficiamos com o Fiscal Mirim, cerca de 240 alunos, dando prioridade para as escolas da zona rural. Na prática, os estudantes aprenderam a como se conscientizar, levando o aprendizado por toda a vida”, afirmou.

A ação é uma continuidade do projeto “Buscando seus Direitos”, que teve início no ano passado, nas escolas da rede municipal.  Além dos estudantes da Escola Municipal Prefeito Vicente Mendes, o projeto também foi desenvolvido em outras quatro instituições do município, como a Escola Municipal Dr. Humberto da Costa Soares, no Engenho Pau Santo, e a Escola Municipal Carmencita Ramos Cavalcanti, na Vila Social.

 

Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo

Fotos: João Barbosa

 

2018-09-12T11:50:56+00:00