Charneca ganha base descentralizada do Samu

O bairro da Charneca, no Cabo de Santo Agostinho está recebendo uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).  A inauguração da unidade é nesta segunda-feira (05/11), às 16h. O Samu Charneca funcionará como suporte para garantir atendimentos mais rápidos e eficazes nas áreas centrais do município.

Com funcionamento 24h, o Samu Charneca contará com três ambulâncias de suporte básico, além de duas motolâncias e oito socorristas de plantão. “A base pretende diminuir o tempo resposta para as possíveis chamadas que serão recebidas em situações de emergência. O espaço contará com profissionais de qualidade, que vão se empenhar para atender cada paciente de acordo com suas necessidades específicas”, destacou o secretário Municipal de Saúde do Cabo, José Carlos de Lima.

Atualmente, para atendimentos em regiões mais distantes da base central do Samu Cabo, em Itapuama, a equipe gasta um tempo de deslocamento de 15 minutos, dependendo da situação de trânsito. A expectativa é que, com o serviço iniciado no bairro da Charneca, o tempo caia pela metade.

Segundo coordenador geral do Samu Cabo, Fábio Marinho, as maiores ocorrências de acidentes que necessitam do serviço do Samu são em Ponte dos Carvalhos e no centro do Cabo. ”A chegada de mais uma base descentralizada no município significa um avanço para gestão atual. Através de iniciativas como essa, conseguimos atender de uma forma mais satisfatória. Essa é mais uma conquista que mostra a valorização do cidadão cabense, principalmente no que diz respeito a sua saúde”, finalizou.

Mensalmente a equipe do Samu Cabo atende cerca de 300 ocorrências. No Cabo de Santo Agostinho, a base central fica instalada em   Itapuama. Todas as solicitações de atendimento das unidades de Samu existentes no Estado, são encaminhadas para a sede do serviço, em Recife, e posteriormente, direcionadas.

Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo

Fotos: Gilberto Crispim

 

 

2018-11-05T10:28:00+00:00