Pré-Conferência Municipal traz como tema “Democracia e Saúde”

Com o tema “Democracia e Saúde”, foi iniciada na tarde desta segunda-feira (05/11), no Centro Administrativo Municipal (Cam 1) – Torrinha, a Pré-Conferência Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho. O primeiro encontro, que reuniu representantes da regional Centro, teve como objetivo elaborar propostas de melhoria para a saúde pública do cidade.

O evento, aberto ao público, contou com a presença do homenageado pela comissão organizadora, Dr. Renato Ramos de Freitas, especialista na saúde da família e comunidade. Além dele, entidades civis, conselhos tutelares, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e o secretário Municipal de Saúde do Cabo,  José Carlos de Lima, também participaram da pré-conferência.

Durante todos os dias de evento, quatro eixos serão discutidos.  São eles: “Saúde como Direito de Todos”, “Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”, “Financiamento do Sistema Único de Saúde” e “Gestão Estratégica e participação popular na saúde”. “Devemos pensar em propostas que auxiliem nas políticas públicas, reunindo em um só lugar os três pilares essenciais para o bom funcionamento do sistema de saúde, como o profissional, o gestor e o usuário” destacou a gerente de planejamento da Secretaria de Saúde, Júlia Fernandes.

Segundo o secretário municipal de Saúde do Cabo, José Carlos de Lima, a ação é importante para fortalecer o sistema público de saúde da cidade. “Temos a missão de pensar em possíveis sugestões que agreguem fatores positivos para o Cabo. O objetivo do evento é abrir um debate e dar voz aos usuários”, afirmou ele.

O momento de discussão antecede a 10ª Conferência Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, que acontecerá entre os dias 5, 6 e 7 de dezembro, no Hotel Canarius, em Gaibu, onde as propostas que já foram discutidas serão analisadas.

Acompanhe a programação completa:
06/11 – Escola Municipal Maria Thamar em Gaibu
07/11 – Escola Municipal Manoel Davi em Ponte dos Carvalhos
08/11 – Escola Padre Antônio de Melo na Charneca
09/11 – Centro de Referência e Assistência Social de Jussaral

Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
2018-11-05T16:07:34+00:00