Secretaria de Saúde realiza o V Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador e do Trabalho Infantil

As Secretarias de Saúde, Programas Sociais e  Educação em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Pernambuco – Fepetipe, promoveu nesta terça-feira (06/11), o V Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador e do Trabalho Infantil.  O evento aconteceu  no auditório do Cam 1 e  abordou discussões sobre “ A construção da Rede Integrada de Combate ao Trabalho Infantil”.

 O fórum iniciou com uma palestra ministrada por Hemi Vilas Boas, Assistente Social e coordenadora do Fepetipe, que abordou assuntos dentro da temática “ O que é trabalho infantil e os ricos sociais e ocupacionais”. Segundo a coordenadora do Fepetipe, o órgão irá trabalhar para sensibilizar a população sobre o trabalho infantil. “ Estaremos em parceria com a Prefeitura, atuando de forma educativa para intensificar o combate do trabalho infantil”,  ressaltou.

A ideia do fórum é unir as Secretarias de Saúde, Educação e Programas Sociais para trabalharem em rede e assim, facilitar o combate ao trabalho infantil. Durante o evento foi abordado diversas problemáticas, entre eles; O Controle Social, Rede de Atenção e a Importância da Notificação de Acidentes Graves – Em crianças, adolescentes e de Violência. Para o encerramento do Fórum, arte educadores da Promoção Social, se apresentaram em alusão ao tema de combate e prevenção do trabalho infantil.

A Secretaria de Programas Sociais atua frequentemente no combate ao trabalho infantil,  bem como a Secretaria de Saúde,  na notificação de ocorrências graves com crianças e adolescente, através do projeto “ Notificação Compulsória de Acidente Grave”, que é realizado no Hospital Infantil.

Segundo gerente de Vigilância em Saúde do Cabo, Maria Eugênia Gama, esse fórum propõe essa integralidade para facilitar o combate  ao trabalho infantil. “ Essas ações são  primordiais para combater o problema de forma mais eficiente”,  completa.
Texto: Beatriz Lima:  Estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa
2018-11-07T09:51:53+00:00