Programa Infância Ideal é apresentado à sociedade pela Camargo Corrêa

Infância Ideal. Esse é um programa executado no Cabo de Santo Agostinho e que tem como foco a qualificação de uma rede protetora dos direitos da infância e melhorias na qualidade da educação infantil. Esse e outros três programas sociais (Escola Ideal, Futuro Ideal e Ideal Voluntário) foram apresentados à sociedade nesta quarta-feira (1º de junho), no Hotel Vila Galé, na praia de Suape. Todos são realizados na região de Suape, pelo Instituto Camargo Corrêa, em parceria com as prefeituras do Cabo, Ipojuca e Jaboatão.

No Cabo de Santo Agostinho, o Infância Ideal funciona com três projetos, todos voltados a crianças entre zero e 6 anos. São eles o de Formação de Educadores da Rede de Educação Infantil, Prevenção da Gravidez na Adolescência e Fortalecimento do Sistema de Garantias do Direito da Criança e do Adolescente. O grupo é formado por cerca de 210 pessoas, entre profissionais de saúde, educadores de creche e agentes do sistema de garantia de direito da criança e do adolescente (conselheiros tutelares, de Direito, ONGs, polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Ministério Público e Vara da Infância e da Juventude).

Para o vice-prefeito do Cabo, José Ivaldo Gomes, que representou o prefeito Lula Cabral no evento, o fortalecimento de iniciativas como essa, do poder público com organizações locais, é essencial, principalmente neste momento de expansão de econômica. “Proporciona valorização dos habitantes e contribui para a preservação da identidade cultural”, explicou. ”Empresas socialmente responsáveis e transformadoras contribuem para o desenvolvimento das comunidades”, afirmou a acionista do Grupo Camargo Corrêa, Renata de Camargo Nascimento.

“Infância ideal é aquela com a qual conseguimos garantir os direitos fundamentais, a vida, a saúde, a educação e a cidadania. Para que isso se torne possível, é imprescindível o fortalecimento do conjunto de atores que integram a rede de protenção, formado pela família, profissionais capacitados, sociedade civil, organizações não governamentais e empresas, para quetodos tenham consciência social”, avaliou a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes.

Entre os parceiros locais nesse programa, estão envolvidos o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcasa), os conselhos tutelares do Cabo de Santo Agostinho (Centro), de Ponte dos Carvalhos e de Pontezinha, a Creche Casa de Maria, o Centro de Referência em Saúde do Adolescente, a Ampare, a promotoria pública e a Vara da Infância e Juventude.

Prestigiaram o evento os secretários de Governo e Orçamento Participativo do Cabo, Luiz Pereira; de Saúde, José Carlos de Lima; de Defesa Social, Luiz Alves de Lima; e executiva da Mulher, Lucidalva Nascimento; além de outras lideranças políticas da região e de gestores do grupo Camargo Corrêa.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa