Cabo lança Projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação para a Copa de 2014

pROJETO_INDEX_PILOTOA Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da gerência de Vigilância Sanitária, lançou nesta segunda-feira (12/08), o Projeto Piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, sob a coordenação da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (Cam), localizado na Torrinha.

A proposta de categorização dos serviços de alimentação no Brasil é uma iniciativa pioneira desenvolvida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que se baseou em experiências bem sucedidas de cidades como Los Angeles, Nova Iorque e Londres. A idéia é classificar os serviços de alimentação com base em um instrumento que prioriza os aspectos de higiene de maior impacto para a saúde.

O projeto piloto será implantado, de forma voluntária, nas cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, nos municípios que fazem parte da rota turística e também em aeroportos internacionais. No Cabo, 15 estabelecimentos foram escolhidos e vão passar pelos critérios da seleção dos serviços. A categorização terá como base critérios como geografia e características regionais.

De acordo com o gerente geral da Apevisa, Jaime Brito, o Projeto vai durar dois anos e tem como objetivo classificar os estabelecimentos de acordo com seu grau de segurança, fortalecer o sistema de vigilância sanitária e ampliar a comunicação e a transparência com os consumidores dos serviços de alimento para a Copa do Mundo FIFA 2014. “Apostamos muito nos municípios escolhidos. Queremos que todos atinjam o grau de excelência neste projeto”, afirmou.

Segundo a gerente da Vigilância Sanitária do Cabo, Maria Eugênia Vieira, o projeto pretende melhorar o perfil sanitário dos estabelecimentos, permitindo que o consumidor tenha acesso aos dados da classificação, promovendo a responsabilização dos serviços de alimentação da Cidade.Projeto_Piloto_index1

Para o secretário de Governo e Orçamento Participativo, Luiz Pereira, a iniciativa vai fortalecer a rota turística do município e o perfil sanitário. “O projeto vai enaltecer a gastronomia da nossa cidade, além de garantir mais qualidade nos alimentos consumidos”, ressaltou ele.

Também participaram do evento a gerente de Atenção à Saúde do Cabo, Juliana Vieira, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL – Cabo), Paulo Caminha Junior e alguns empresários do setor de alimentação da cidade.

Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/ Cabo