evento-exercito-fotojoaobarbosa-6O alistamento militar no Brasil passará a ser feito pela internet a partir de janeiro de 2017. Com isso, as delegacias de serviço militar estão sendo desativadas em todo o país. No Cabo de Santo Agostinho, a desativação da 2ª Delegacia de Serviço Militar ocorreu nesta terça-feira (27/12). O órgão deixa de existir a partir de 31 de dezembro de 2016, por meio da Portaria de Nº 242-EME de junho de 2016, que aprovou a diretriz para a implantação de Postos de Recrutamento e Mobilização (PRM) na 7ª Região Militar, para proporcionar uma melhor qualidade de atendimento e ampliar a utilização de recursos de informática na prática de serviços. evento-exercito-fotojoaobarbosa-1

O prefeito do Cabo, Vado da Farmácia, participou da solenidade de desativação da 2ª Delegacia. O ato aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha. Atualmente, o órgão funcionava em um espaço cedido pela prefeitura no Centro Administrativo Municipal (CAM II), anexo do CAM, na PE-60, Km 0,5.

O objetivo é de integrar o recrutamento e a mobilização dos recursos humanos em um mesmo espaço, para facilitar o atendimento e otimizar os processos existentes; interagir com o público alvo, por intermédio do fluxo de informações mais dinâmico e da uniformização e simplificação de procedimentos; aumentar a eficiência e reduzir o tempo de atendimento do cidadão.

evento-exercito-fotojoaobarbosa-3A abertura da solenidade foi marcada pela execução do hino nacional. Em seguida, o prefeito Vado e delegado do Serviço Militar do Cabo, capitão Jefferson Pimentel, receberam das mãos do chefe da 21ª Circunscrição de Serviço Militar, o coronel Israel Gomes Barbosa um diploma de agradecimento pelo apoio e serviços prestados à 2ª Delegacia.

evento-exercito-fotojoaobarbosa-7“Quero agradecer a todos do Serviço Militar por toda parceria nesses anos de existência da Delegacia em nosso município. Desejo boa sorte a todos e deixo meu imenso carinho pela oportunidade de conhecê-los”, declarou o prefeito Vado.

O coronel Gomes parabenizou a prefeitura e o delegado Pimentel por todo empenho. “Agradecemos imensamente ao município do Cabo e ao prefeito Vado por sempre terem sido parceiros do Serviço Militar nos momentos em que precisamos. Com certeza bons frutos que foram aqui selados, jamais serão esquecidos. Obrigado a todos”, finalizou.

A 2ª Delegacia foi criada no município no ano de 1950. Ao longo desses 66 anos de existência, a Delegacia teve 13 delegados, sendo o capitão Jefferson Domingos Pimentel, o último a ser nomeado pela diretoria para o biênio de 2015/2016. A Delegacia coordenava os trabalhos de 12 Juntas de Serviço Militar além do Cabo, que são Palmares, Catende, Água Preta, Joaquim Nabuco, Barreiros, São José da Coroa Grande, Ipojuca, Sirinhaém, Ribeirão, Gameleira, Rio Formoso e Tamandaré.

Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa