Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do Cabo de Santo Agostinho participaram, na tarde desta quinta-feira (28/09), do encerramento do ciclo de palestras da campanha de conscientização sobre o uso do dispositivo intrauterino (Diu) nas mulheres. A atividade aconteceu no auditório da Escola Técnica Estadual Epitácio Pessoa, no Centro.

O objetivo da campanha é incentivar as mulheres a se proteger de forma mais saudável, sem precisar recorrer ao uso do anticoncepcional e das laqueaduras, possibilitando o planejamento familiar.

“A palestra foi esclarecedora. Onde sou agente, nenhuma mulher tem conhecimento sobre o assunto quando conversamos. Essa atividade também nos trouxe muitas dicas importantes, além de quebrar todo tipo de preconceito à respeito do Diu”, comentou a ACS, Graciene Maria, que atende há 20 anos na Unidade de Saúde da Família, em Charnequinha 2.

A campanha está prevista para outubro e vai abranger as mulheres em idade fértil, que serão orientadas pelas equipes de Agentes Comunitários de Saúde sobre os benefícios do Diu. Ele não traz problemas hormonais para o corpo feminino e tem duração de 10 anos.

Ouça a matéria


Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Áudio: Uanderson Melo
Foto: Léo Domingos