O Cabo Qualitur, Programa que orienta os empreendedores da área do turismo a engajarem seus negócios, começou nesta segunda-feira (09/10) no município. O evento, que aconteceu no Sest/Senat, em Rosário, conta com várias instituições parceiras. Uma delas é a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.

Durante toda a manhã, os participantes receberam orientações sobre Fidelização do Cliente. À tarde, eles aprenderam sobre Atendimento ao Turista. Centenas de empresários do ramo do turismo participaram, tirando suas dúvidas e aprendendo sobre como desenvolver melhor seu empreendimento.

Luciana Lira, 44 anos, é proprietária de uma pousada em Enseada dos Corais, litoral cabense, e participou das duas palestras. Para ela, a discussão sobre o assunto é pertinente. “Encontrei aqui muitas pessoas de pousadas, ou seja, no mesmo seguimento. Temos as mesmas perspectivas e conhecimentos. Esse trabalho de capacitação é o que realmente precisamos para nossa região”, comentou ela.

Profissionais como motoristas e taxistas também participaram. “Conduzir o turista de forma segura e gentil é essencial para ganharmos o cliente. Por isso, é importante estarmos aqui para aprender, conhecer mais sobre o tema. Aprendizado nunca é demais”, disse o taxista Edilson Amaro, 46 anos, que também trabalha com passeios turísticos em vans.

Para Rejane Holanda, coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat, é um momento para que as pessoas conheçam a casa e eles de alguma forma, ajudem os munícipes. Segundo ela, muitos bugueiros e mototaxistas, fazem turismo, mas não tem conhecimento de seus direitos. “A prefeitura do Cabo tem sido uma excelente parceira. Sempre que precisamos, está a postos, como na Semana do Trânsito, que ocorreu no mês de setembro e contamos com a ajuda da Guarda Municipal para as operações e blitz educativas”, pontuou Rejane.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha, ressaltou que as parcerias são fundamentais para que possamos integrar as pessoas e empresas que trabalham pelo fortalecimento do Turismo na cidade. “O Trade Turístico, Empetur, Sebrae, Sest-Senat, entre outros, vem alicerçando esses empreendedores para que tenhamos um sistema sólido e preparado para receber bem os turistas que vierem ao Cabo de Santo Agostinho nos visitar”, finalizou.

Ouça a matéria

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo