O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, reinaugurou nesta segunda-feira (30/10) o Hospital Infantil Dr. Adailton Corte de Alencar.Junto com o secretário Municipal de Saúde, José Carlos de Lima, ele fez uma visita às novas instalações, descerrou a placa de reinauguração, e em seguida cortou o bolo de aniversário de 10 anos do Hospital Infantil,  completados no dia 10 de outubro.

Com a reforma, foram reativadas cinco enfermarias, aumentando de seis para 36 a oferta de leitos para internação.  Também foi criada uma brinquedoteca. O espaço ganhou grama artificial, escorrego, mesa de pintura e desenho e balanços. Todo hospital recebeu uma nova padronização, com adesivos infantis e sinalizações. As alas de cirurgia, internação e emergência  foram identificadas por cores: rosa, verde e laranja, respectivamente.

“Para mim é uma alegria está aqui reinaugurando o Hospital Infantil, uma referência no Estado e que atende pacientes de cidades vizinhas e da Mata Sul. A recuperação da unidade é parte do investimento que estamos fazendo na Saúde”, declarou Lula Cabral.

O Hospital Infantil também aumentou a capacidade de atendimento nos serviços de urgência e emergência. Com a reestruturação do ambiente, os atendimentos diários subiram de 150 para 200 pacientes. Foram recuperadas salas e corredores da unidade hospitalar, feita a revitalização externa do prédio, ampliação do estacionamento, troca de todo mobiliário administrativo, camas, cadeiras do “papai”, berço, entre outros, e feita a climatização interna de todas as alas.  Além disso, foi criada uma sala de repouso para os profissionais. Antes eles utilizavam uma das enfermarias.

“Estamos entregando a população um Hospital com condições de prestar um atendimento de qualidade. Isso demonstra a valorização, o carinho e o desejo da atual gestão em oferecer o melhor para as crianças”, disse José Carlos.

EQUIPE MÉDICA – A contratação de médicos pediatras para emergência e de médicos anestesistas possibilitou dobrar o número de cirurgias. Atualmente o Hospital Infantil realiza 50 cirurgias/mês.  Realiza cerca de 4 mil atendimentos nos serviços de emergência e urgência por mês e faz 1.200 consultas nos ambulatórios.  “Conseguimos dar vasão a uma demanda reprimida de 400 cirurgias com mais uma equipe, realizando procedimentos cirúrgicos duas vezes por semana”, enfatizou o secretário Municipal de Saúde, José Carlos de Lima.

O Hospital Infantil presta assistência médica na faixa etária de 1 a 13 anos. A unidade possui serviços de urgência e emergência pediátrica, internação clínica e cirúrgica, além de atendimento ambulatorial nas especialidades de alergologia, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, neurologia, otorrinolaringologia, psicologia, terapia ocupacional e acompanhamento dos pacientes após a alta, através ambulatório de egresso. Os atendimentos dos serviços de urgência e emergência abrangem pacientes dos municípios de Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Primavera, Ribeirão, entre outras localidades.

Ouça a matéria

Texto: Ana Cristina Lima – Secom/Cabo
Áudio: Tonny Silva
Foto: Léo Domingos