Os alunos da Educação Jovens e Adultos (Ejai) encerraram nesta quinta-feira (16/11) o curso de qualificação de Instalador Eletricista Industrial e Predial, através da parceria do governo municipal com o Senai.

Essa foi a primeira turma na área que o Cabo de Santo Agostinho teve de forma gratuita. O curso teve duração de três meses, com aulas teóricas e práticas. Os alunos participantes, fazem parte da população que não pode efetuar seus estudos na idade regular e muitos estão fora do mercado de trabalho.

A secretária de Educação, Sueli Nunes, compareceu ao local para parabenizar os formados. “Para nós, é motivo de satisfação saber que estamos contribuindo com o futuro dessas pessoas que, por algum motivo, não tiveram oportunidade. Essa é a primeira de muitas parcerias que iremos fazer com o Senai para a profissionalização dos cabenses”, relatou Sueli.

Cada um dos que realizaram a capacitação tiveram suas dificuldades. Mas, sempre existe alguém que tem uma história de superação. É o caso de Átila Fernando, 18 anos, aluno da escola modelo Antônio Benedito da Rocha, em Garapu. Morador do bairro de Santo Inácio, ele enfrentou a rotina do estudo todos os dias, porém de uma forma diferente. Átila precisa de ajuda para se locomover, pois aos 13 anos, ele contraiu a doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT), conhecida também como atrofia fibular muscular, que deixou suas pernas atrofiadas. Porém, essa dificuldade não o impediu de estudar. Ele concluiu o curso e deseja muito trabalhar na área estudada. “Ter essa qualificação foi essencial para mim, pois quando queremos algo, não importam os obstáculos. O que mais desejo agora é conseguir o emprego e ajudar minha família”, disse Átila.

“É bem gratificante receber esse grupo que teve a oportunidade de fazer o curso em uma instituição que é referência em educação profissional da América Latina. A parceria Prefeitura e Senai foi maravilhosa e só veio para agregar ainda mais. Com certeza, iremos continuar com essa sociedade”, declarou a coordenadora pedagógica do Senai, Girllene Gabriella.

Ouça a matéria

Texto: Ákila Soares – Secom
Áudio: Uanderson Melo
Foto: João Barbosa