As ações de recolhimento de animais de grande porte estão sendo intensificadas no Cabo de Santo Agostinho. É que a Prefeitura, através da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), está realizando ações de apreensão de vacas e cavalos soltos em vias públicas.

“Animais são seres irracionais e precisam de cuidado”, é o que ressalta o superintendente de Agricultura, Aziel Almeida, que fala sobre o recolhimento de animais aos arredores do município, principalmente em áreas de risco como rodovias federais e estaduais, e põe em risco a vida do animal e dos que trafegam nas vias, completa o superintendente.

Além das denúncias que podem ser feitas por telefone, a Prefeitura do Cabo também realiza fiscalizações para averiguar a existência de algum animal de grande porte circulando nas vias   ou em áreas urbanas do município e faz o recolhimento.

Em caso de recolhimento, o dono do animal tem quatro dias úteis para reivindicar a posse do cavalo ou vaca, entrando em contato com a Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), caso contrário, será doado para famílias carentes da zona rural do município.

Segundo Aziel Almeida a gestão municipal tem intensificando as ações de fiscalização nos bairros de Ponte dos Carvalhos e na Charneca, já que nessas áreas foram recolhidos cerca de sete espécimes. “Sabemos que o lugar desses animais é na zona rural, por isso os donos precisam estar atentos”, enfatizou ele.

Em caso de animais de grande porte em local indevido a SDR disponibiliza do seguinte telefone: 3521-6770.

Ouça a matéria

Texto: Sidney  França – Estagiário da Secom/Cabo
Áudio: Tonny Silva