A Prefeitura do Cabo, através do trabalho de assistência e acompanhamento realizado com os idosos do município, vai ofertar a partir do mês de setembro, o Cartão Livre Acesso Interestadual para os idosos que estão com o Número de Identificação Social (NIS) regularizado. Os interessados deverão procurar as assistentes sociais na sede da secretaria de Programas Sociais e o Núcleo do Bolsa Família, em Ponte dos Carvalhos. A carteira será gerada para as pessoas acima de 60 anos que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.

É importante ressaltar que os idosos que não possuírem o Cadastro Único farão a inscrição no local e receberão o NIS imediatamente. O cadastro único dá direito a vários benefícios como a Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa de Cisternas, Telefone Popular, entre outros. Além da Carteira do Idoso que garante passagem de graça ou com desconto a partir de 50% nos bilhetes de ônibus, trem e barco entre Estados diferentes, conforme estabelece o Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741/03).

Com o número do cadastro, ele deverá solicitar a carteira por meio do sistema Carteira do Idoso. Caso a pessoa já tenha seus dados atualizados no Cadastro Único, a assistente social irá verificar o NIS existente e solicitar o documento. E ao concluir o atendimento recebe o cartão livre acesso para uso ilimitado e validade de dois anos.

“É muito importante para esses idosos essa socialização, muitos têm familiares em outros Estados e a distância dificulta essa convivência. Com orientação e assistência adequadas podemos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, afirma Edna Gomes, secretária de Programas Sociais.

Inicialmente esse contato será na secretaria, porém a proposta é que em breve todos os CRAS estejam aptos para atender os usuários com esse benefício. Além do NIS, a carteira do Idoso traz informações de identificação do idoso e do município em que ele mora e a foto.

 

Texto: Eva Pereira/ Secom Cabo