O Dia das Crianças ainda é dia 12 de outubro,  mas as comemorações já iniciaram no município. Cerca de 60 crianças atendidas pela Unidade Saúde da Família Pajuçara, localizada em Pontezinha, participaram de atividades educativas na manhã desta terça-feira(09/10), no Clube América de Pontezinha. A ação foi realizada pela Coordenação de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Unidade de Saúde do local, visando estimular o consumo de alimentos saudáveis na infância.

A iniciativa levou mais conhecimentos a garotada que puderam aprender através de teatros de fantoches, a importância da boa alimentação e os nutrientes encontrado em cada fruta e verdura. “ Sabemos que o consumo de gorduras, guloseimas, biscoitos recheados são de fácil acesso, o que torna alimentação muito pobre. Mostrar que é possível ter refeições saborosas e nutritivas é um grande desafio” ,explica a coordenadora de Nutrição,Edna Diniz.

Além de brincadeiras populares e sorteios de brindes, a criançada recebeu também, orientações sobre saúde bucal e os danos que a má higienização pode trazer a saúde dos pequenos. “ Estamos sempre atentos aos moradores da localidade que nem sempre têm acesso à informação e condições de por a mesa alimentos saudáveis. Hoje eles podem adquirir conhecimento brincando. Está sendo muito produtivo este momento”, declarou Janaína Sunahara Fuchime, enfermeira da USF Pajuçara.

A festividade foi aberta para que pais e comunidade pudessem usufruir do momento de lazer e educação nutricional. A dona de casa, Natália Silva, levou a pequena Aylla Beatriz de apenas um ano e nove meses e ficou entusiasmada com a iniciativa. “ Minha filha come de tudo, inclusive guloseimas. Não quero acostumar o paladar dela com alimento que não faz bem à saúde”,finalizou Natália. A Unidade de Saúde realiza acompanhamento periódico na comunidade, encaminhando para médicos especialistas, quando detectado a necessidade do atendimento.

 

Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom Cabo

Foto: Pedro Batista