Dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – a população cabense está convidada a participar da  8ª Caminhada da Consciência Negra do Cabo de Santo Agostinho. O evento terá início às 14h e será promovido pela Secretaria Municipal de Educação.

O ponto de concentração será em frente à Escola Doutor Marivaldo Burégio de Lima, no centro,  seguindo pela Avenida Historiador Pereira da Costa até  o Pátio da Estação de linha férrea, no Centro. “O Dia da Consciência Negra é muito importante para se discutir e refletir sobre a cultura afrodescendente no nosso país”, destacou o coordenador do grupo de estudos e trabalhos afro-indígenas, Samuel Pereira.  A caminhada faz parte de uma programação que tem início na próxima segunda-feira (19/11) e vai  até o dia 23.

CONSCIÊNCIA NEGRA – O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil como reflexão sobre a importância da cultura afro-indígena na cultura do Brasil. O data é comemorada no dia da morte de Zumbi dos Palmares, morto em 1965. A data existe hoje como feriado (seguido por alguns municípios) devido à Lei n° 10.639 de 9 de janeiro de 2003 que determinava a inserção da “História e Cultura Afro-Brasileira’ no currículo escolar. Sendo assim, também foi determinado que as escolas comemorassem esta data.

 Texto: Guilherme Nascimento – Estagiário Secom/Cabo
Áudio :Tonny Silva
Ouça a matéria.