Com objetivo de conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde e fazer exames preventivos regulares, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a Campanha Novembro Azul. Na manhã dessa terça-feira (20/11), a Unidade de Saúde da Família (USF) da Bela Vista I reuniu moradores da localidade para orientar sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) por meio de palestras e oferecer o teste rápido.
A palestra ministrada pela médica Priscila Cardoso tratou sobre a importância da prevenção e os cuidados com o câncer de próstata, além de outras doenças que afligem os homens. Ainda houve apresentação dos serviços ofertados pela rede municipal de saúde e diversas ações educativas.
As atividades também estão acontecendo em outras unidades de saúde do Cabo, com intenção de estabelecer um vínculo entre a unidade e o sexo masculino. O público-alvo deverá comparecer a rede de saúde portando cartão do SUS e documento oficial com foto.
Para a maioria dos homens, recomenda-se que esses exames comecem a ser feitos a partir dos 50 anos e que sejam repetidos anualmente. Aqueles que possuem parentes de primeiro grau com histórico de câncer de próstata (pai e irmãos) precisam se deslocar até a unidade de saúde para a consulta com o médico da USF e, caso necessário, serão encaminhados ao urologista. “Havendo algum sinal de anormalidade, os exames poderão ser feitos a partir 45 anos de idade”, disse a doutora da rede municipal, Priscila Cardoso.
Segundo Priscila, é necessário estar bem atento à saúde e tomar algumas precauções que podem auxiliar a prevenção da doença. “É necessário alguns cuidados, como evitar ingestão de bebidas alcoólica e manter uma alimentação saudável”, ressaltou.
Programação:
•Alto do Sol – 13/11 – tarde
•Santo Estevão -19/11 -manhã
•Alto dos Pires – 21/11 – manhã
•Maruim – 22/11 – manhã
•Mangueira – 28/11 – manhã
•Caçari – 28/11 – manhã e tarde
•Alto dos Índios – 28/11 – tarde
•Manoel Vigia – 30/11 – manhã
Texto: Beatriz Lima – Estagiária / Secom – Cabo
Foto: João Barbosa