As ações de recolhimento de animais de grande porte estão sendo intensificadas no Cabo de Santo Agostinho. É que a Prefeitura, através da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a Vigilância Sanitária, está realizando ações de apreensão de vacas e cavalos soltos em vias públicas. A iniciativa tem como objetivo promover a segurança de motoristas, pedestres e dos próprios animais, além de assegurar à saúde da população cabense.

A medida visa capturar animais de grande porte como cavalos, bois, vacas e burros, que estejam abandonados nas ruas do município. A ação conta com uma equipe de laçador, um caminhão com rampa e dois carros da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). De acordo o Superintendente de Desenvolvimento Rural, Aziel Melo é necessário que a população atue em parceria com o governo municipal para impedir acidentes maiores. “Pedimos para que a população se conscientize e não deixem os animais nas ruas, que criem em um lugar seguro, assim evitamos a aplicação de multas e acidentes causados por animais de grande porte”, afirmou ele. Ainda de acordo com o Superintendente este serviço já funciona desde 2017 e já apreendeu cerca de 250 animais.

Os proprietários dos animais, que foram encontrados soltos pela cidade, vão ser notificados pela irregularidade e terão que pagar uma multa de R$ 195 , além da diária de permanência do animal, que é em torno de R$ 66 (por dia). Em caso de recolhimento, o dono do animal terá o prazo de oito dias úteis para reivindicar a posse do animal, entrando em contato com a Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), portando documentos de identificação (RG, CPF e Comprovante de Residência), caso contrário, será doado para famílias da zona rural do município.

Além das denúncias que podem ser feitas por telefone, a Prefeitura do Cabo também realiza fiscalizações para averiguar a existência de algum animal de grande porte circulando nas vias ou em áreas urbanas do município e faz o recolhimento.

Em caso de animais de grande porte em local indevido a SDR disponibiliza do seguinte telefone: 3521-6768.

 

Texto: Beatriz Lima/ Estagiária Secom Cabo