Guarda Ambiental e Agentes fiscais recebem curso de qualificação

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu, na manhã desta terça-feira (05/02), no Centro Administrativo (CAM 1), uma capacitação para a guarda ambiental e para os agentes fiscais do município. A ação foi coordenada pela Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e a Secretaria Executiva de Meio Ambiente. O objetivo foi qualificar a Guarda Municipal para tratar de questões relacionadas a crimes e atos infracionais ligados ao meio Ambiente.

Durante a formação, os profissionais aprenderam o preparo para atuar no campo ambiental, desde a parte ostensiva do trabalho de preservação ambiental até os crimes ambientais relacionados a caça. Houve também uma palestra com tema “Fiscalização Ambiental”, ministrada pelo Major do Cipoma, Olavo Rosa Neto.

A secretária Executiva de Meio Ambiente, Cladis Jacobsen, ressaltou a importância da preservação do meio ambiente e de como essa capacitação pode ajudar na preservação. “Com essa formação teremos mais profissionais preparados para atuar na parte da fiscalização e assim, manter a preservação do nosso município”, ressaltou ela.

O segundo momento da capacitação, que irá acontecer na quarta-feira (06/02), será ministrado por integrantes da Delegacia de Meio Ambiente – Depoma, e será focada nas Leis que regem o município, a diferenciação de atos infracionais e crime ambiental e de como agir diante de infratores das leis.
A capacitação também irá proporcionar para os profissionais de meio ambiente um segundo módulo com a Agência Estadual de Meio Ambiente-CPRH, que será focada na apreensão de animais silvestres e na fiscalização do transporte de madeireiras irregular.

Texto: Beatriz Lima/ Estagiária Secom- Cabo
Foto: Gilberto Crispim