O prefeito em exercício, Keko do Armazém, assinou na sexta-feira (07/02), um convênio com o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe) para implantação do Programa Novo Olhar. A solenidade aconteceu na sede do órgão, em Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, e contou com a presença do diretor comercial Djalma Dantas e o diretor administrativo e financeiro Nivaldo Brayner, além do Secretário de Saúde do Cabo, José Carlos de Lima.

Através dessa parceria, a gestão distribuirá gratuitamente óculos de grau para a população do Cabo. Durante a assinatura, Keko do Armazém, afirmou que os alunos da rede municipal de ensino serão os primeiros a receberem o benefício. “Os professores passarão por uma capacitação para identificar quais estudantes vão precisar dos óculos. Feito isso, as crianças e adolescentes passarão pelo exame oftalmológico realizado pelo SUS também para ajudar no desenvolvimento escolar”, disse.

O serviço será prestado junto ao Humaniza SUS. A equipe está sendo capacitada para receber a população. O Secretário de Saúde, José Carlos, explicou como será feito o procedimento para recebimento dos óculos. “O cidadão vai até a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua casa e com o encaminhamento, irá se dirigir até a Secretaria de Saúde, localizada na PE-60, para realizar a marcação do exame de vista. Detectado a necessidade, a pessoa recebe seus óculos”, esclareceu. A proposta é que o serviço inicie no mês de março.
As lentes em resina são multifocais, bifocais e visão simples. Já as armações, são trabalhadas em metal fechado, acetato e fio de nylon.

 

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos