O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Cabo de Santa Agostinho (Cerest) está realizando durante esta semana, palestras de formação de professores da área de história e ciências, no auditório da Secretaria de Educação. O encontro tem como objetivo dar suporte para possíveis problemas psicológicos ou físicos causados à saúde do profissional.
Durante os encontros, os professores receberam palestras sobre o combate ao trabalho infantil, distúrbio da voz relacionado ao trabalho. saúde mental e assédio moral. Uma das palestras foi liderada pela psicóloga Cecília Pinto, que conversou com o público sobre maneiras de percepção em relação aos problemas psicológicos causados no trabalho.
A professora de ciências, Márcia Alves, esteve presente durante toda a palestra e contou que exposições deste tipo, enriquecem os conhecimentos sobre doenças psicológicas. “Acho muito importante a participação dos professores, já que com as instruções passadas nas palestras, podemos ter uma maior facilidade na detecção de problemas psicológicos”, contou.
O município oferece alguns canais para que o trabalhador possa buscar atendimento. Está a disposição dos profissionais o Centro de Atenção Social, Álcool e Drogas (CAPS AD), Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o anexo do Centro de Saúde Manoel Gomes/Ambulatório Saúde Mental.
Texto: Luana Oliveira
Foto: João Barbosa