Crianças do projeto “Fiscal Mirim” participaram na manhã desta sexta-feira (15/03) do encerramento da Semana do Consumidor, na sede do Procon Cabo. Dezessete estudantes da escola Municipal Carmencita Ramos conheceram a estrutura do órgão e assistiram a apresentação do teatro de fantoches, palestra sobre os seus direitos como futuros consumidores, publicidade enganosa, educação na hora da compra e esclarecimento do novo código do consumidor, que entra em vigência a partir dessa sexta-feira.

Ana Ilker, de 7 anos, falou sobre o que aprendeu. “Sempre que formos às compras temos que prestar atenção na validade, se não tem produtos amassados e se o que o vendedor diz é igual ao produto”.  O objetivo do Projeto desenvolvido no ano passado, foi passar o conhecimento que seria levado aos pais durante as práticas de consumos como compras de lanches em escolas, entre outras coisas.

De acordo com a gerente do Procon Cabo, Quésia Maria da Silva, o trabalho em parceria com a Secretaria de Educação   acontece desde o ano de 2017. “A parceria contribuiu para a conscientização dos futuros consumidores sobre a importância de administrar bem seus seus direitos, para se tornarem consumidores conscientes”, ressaltou.

 MUDANÇAS – A gerente do Procon Cabo, Quésia Maria da Silva, enfatiza que para aumentar a proteção ao cliente na compra de produtos ou contratação de serviços, começou a valer a partir desta sexta-feira (15), algumas mudanças na lei, entre elas a que obriga as lojas a deixarem explícitos o código do consumidor e também a permissão da variação do preço para pagamento em espécie e cartão.

O Procon Cabo também passa a divulgar o Cadastro de Reclamação Fundamentada. “O objetivo é diminuir as infrações realizadas pelos estabelecimentos e também alertar os consumidores”, destaca Quésia Maria.  O Cadastro é formado por um ranking de empresas que mais possuem reclamações de consumidores. A lista será atualizada mensalmente de acordo com a frequência de processos que já foram encerrados.

 

Texto: Beatriz Lima

Foto: Léo Domingos