Retalhos de tecido e tesoura, foram suficientes para dar asas à imaginação das mulheres inscritas na Oficina de Confecção de Bonecos de Pano, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo nesta segunda-feira (18/03). O evento celebra o tema “ Riquezas feitas com as mãos” e, abre oficialmente a Semana do Artesanato promovendo a troca de experiências entre artesãos e comunidade.

A artesã dona Jacira Carneiro, deu vida a sua primeira boneca há 48 anos, para enfeitar o quarto de sua primeira filha e, desde então, não parou mais. As diversas obras criadas pela artista, trazem detalhes peculiares que marcam o trabalho minucioso fortalecendo a identidade cultural e pessoal. “ Minhas obras relatam meu estado de espírito. Todos têm cores, cabelos, gêneros, que transmitam a identidade de cada povo e de minha imaginação”, disse.

De acordo com Will Cruz, coordenador de Artesanato no Município, a Semana do Artesanato foi organizada para incentivar a produção artesanal no Cabo. “ No Cabo podemos encontrar peças variadas de cerâmica, bordado, crochê, artigos em palhas, entre outros. E proporcionar a troca de experiências através de incentivos que perpetuem as nossas tradições, enriquece a cultura do município”, destacou. Durante o evento, oficinas de crochê, pinturas em tecido e confecções de peças com materiais recicláveis serão realizadas.

Além de contribuir na área cultural e econômica, contribuindo para a identidade regional e geração de renda, os trabalhos manuais beneficiam de forma geral, à saúde. Diversos estudos mostram que a utilização do artesanato como alternativa de exercício para a mente, melhoram a autoestima, autoconfiança, diminuir o estresse e a depressão. Artesã há 30 anos, Andreia Góes, recebeu da amiga o incentivo para participar das oficinas como forma de se distanciar da doença. “ Estou vivendo um momento delicado e a depressão já estava se instalando. Essa experiência tem sido um presente para continuar e buscar ajuda médica”, concluiu.

A Semana do Artesanato continua até o dia 24 de março. A programação conta ainda com mais oficinas, entrega de troféus de reconhecimento aos artesãos locais, marcado para a próxima terça-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a partir das 9h. A Feira Cultural que irá acontecer entre os dias 22, 23 e 24 de março, no Shopping Costa Dourada é aberta ao público que poderá conhecer os trabalhos dos artistas e participar de oficinas ofertadas no local.

 

Texto: Natália Andrade

Fotos: Léo Domingos