A Secretaria Executiva de Cultura e Lazer realizou a solenidade de entrega do troféu Artesão Amigo do Cabo na manhã desta terça-feira (19/03). O evento contou com a presença de artistas cabenses de diversos segmentos. Também houve diversas homenagens, destacando-se a mestra Jacira Carneiro da Silva, que também recebeu o título de mestra artesã cabense, e a participação dos integrantes da Associação Cabense de Artesãos.

O evento aconteceu dentro da Semana do Artesanato Cabense, que este ano trouxe como tema ‘Riquezas Feitas com as Mãos”. Os prêmios foram divididos nas categorias:  Empreendedorismo, conquistado pela Associação Cabense de artesãos; Sustentabilidade, ganho pela artesã Solange Carneiro; Criação e inovação, por Olívia Regina e Resgate e preservação cultural, por Jacira Carneiro.

“Esse troféu significa um trabalho de anos que a gente vem desenvolvendo, trabalhando, estudando e pesquisando uma identidade cultural para o Cabo”, comentou a artesã ganhadora da categoria criação e inovação, Olivia Regina. “Através do meu trabalho eu consegui trazer o resgate dessa identidade cultural do Cabo. Para mim isso é um reconhecimento”, completou a artista.

O coordenador de artesanato do município, Will Cruz, enfatizou a representatividade que o prêmio traz para os artesãos cabenses. “O prêmio Artesão Amigo do Cabo foi instituído para levantar a autoestima do artesão cabense. A gente identifica no artesanato um potencial muito grande para o desenvolvimento econômico. Como o artesanato do Cabo é extremamente rico e diverso, por isso criamos as quatro categorias, que contempla os vários setores do artesanato cabense”, enfatizou o coordenador.

 

Texto: Sidney França

Foto: Gilberto Crispim