Na próxima sexta-feira (22/03) é comemorado o Dia Mundial da Água, que é um recurso essencial para a vida. Sendo assim, a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação montou uma programação especial para a celebração e conscientização nas escolas do município.

A Escola Eronides Francisco Soares, em Pontezinha, foi a primeira instituição a receber as animações explicativas. E  nesta quarta-feira (20/03) foi a vez de 300 alunos do 6º ao 9º ano da Escola Antônio Benedito da Rocha, que acompanharam às apresentações das obras, que foram exibidas no auditório da escola.  Animações como Ciclo da Água e Mal Uso da Água estão na grade de programação.  Amanhã será a vez da Escola Doutor Marivaldo Burégio, no Centro.

“A exibição de produções audiovisuais, na linguagem da garotada, com informações importantes e atuais sobre os vários aspectos da água, desde onde ela vem, passando por seu ciclo e uso correto, é uma estratégia didática muito eficaz na busca da construção de valores e atitudes em prol da preservação desse bem que é direito de todos e é essencial à manutenção da vida”, explicou a bióloga do setor de Educação Ambiental, Daniela Ferreira.

Para a secretária de Meio Ambiente, Cladis Jacobsen, as animações são impulsos para os alunos colocarem em prática o que foi aprendido de forma lúdica. “As crianças adoraram os filmes e sem dúvida voltarão para casa mais conscientes da importância da água. Certamente colocarão em prática no seu dia a dia o que aprenderam hoje”, disse.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, no dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia   Mundial da Água (DMA), estabelecido através de recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.

 

 

Texto: Luana Oliveira

Foto: Gilberto Crispim