Pacientes portadores de transtornos psíquicos têm grandes dificuldades de acesso a tratamentos dentários e, para avaliar as condições de saúde bucal desses usuários, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou treinamento sobre técnicas de escovação para cuidadores que atuam nas residências Terapêuticas em Saúde Mental do município. O Encontro aconteceu nesta quarta-feira (20/03), no Centro Administrativo Municipal 2.

A ação atendeu 10 profissionais e foi estruturada pela Coordenação de Saúde Bucal, com o objetivo de orientar e sensibilizar os profissionais sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal, cáries e problemas periodontais. De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal do município, Elizabeth Santana, a capacitação busca levar ensinamentos para repassar cuidados básicos aos pacientes. “ Não existe cuidar de pacientes sem oferecer o mesmo serviço aos profissionais que lidam diariamente com eles. Precisamos ser sensíveis às dificuldades do outro, entender a necessidade de cada um, para assim, conseguir ofertar serviços de qualidade”

Paulo Fernandes Neves, dentista da rede municipal, realizou técnicas de escovação que facilitem os cuidados com a higiene bucal dos usuários, e a importância da alimentação saudável“. Ao compararmos a população de anos atrás e dos dias atuais vemos muito mais crianças com a saúde bucal mais comprometida. Isso é reflexo direto da má alimentação. Então é importante informar aos pais que o acompanhamento odontológico existe nas Unidades de Saúde da Família, inteiramente fácil e gratuito”, disse.

Texto: Natália Andrade/ Estagiaria Secom

Foto: Amanda Falcão