A Rede de Atenção Básica do Cabo de Santo Agostinho recebeu na tarde desta quinta-feira (21/03), 100 computadores que irão auxiliar na informatização da Saúde. A entrega foi feita, simbolicamente, pelo prefeito em exercício Keko do Armazém, a quatro profissionais. Os notebooks vão equipar as 32 Unidade De Saúde da Família (USFs).  “ É uma alegria entregar os equipamentos que irão modernizar a saúde do município. As ações de informatização, além de integrar os serviços oferecidos pela rede públia, irá valorizar os profissionais que tanto se dedicam em suas atividades”.

As informações serão sincronizadas ao sistema do Ministério da Saúde, integrando informações que auxiliem os procedimentos realizados pela equipe médica das USFs  e de média Complexidade. Através do sistema, será possível acompanhar dados epidemiológicos e monitorar, por exemplo, casos de arboviroses na região. Os equipamentos irão aprimorar o acompanhamento de cada paciente via online, mesmo sendo atendido em outra unidade. Isso significa maior avanço na qualidade dos atendimentos oferecidos e, clareza quanto a real situação da população, e rapidez na execução dos procedimentos.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, José Carlos de Lima, a nova aquisição foi adquirida com recursos próprios e   trará maior qualidade a saúde do Cabo. “Teremos a oportunidade de acompanhar todas as informações online de forma rápida. É fundamental importância oferecer condições de trabalho e eficiência aos tratamentos, além de racionalizar exames, medicamentos e tempo”, disse. O município já conta com uso de tablets nos acompanhamentos realizados pelos agentes comunitários de saúde e  que também terão os dados integrados ao novo sistema.

 

 

Texto: Natália Andrade/ Estagiaria Secom

Fotos: Léo Domingos