Toda feita de pedras desniveladas e barro, a escadaria da rua 04, no Alto da Bela Vista, será reconstruída pela Prefeitura do Cabo. A obra está em andamento, executada pela Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos.   Só em 2018, a Prefeitura do Cabo recuperou e construiu 50 escadarias, garantindo a manutenção da infraestrutura em diversos bairros da cidade.

O Cabo possui muitas áreas de morro. Algumas localidades têm como principal acesso de pedestre as escadarias. Os serviços de recuperação garantem à mobilidade da população com maior segurança. Na rua 4 os trabalhos envolvem a construção de novos degraus de cimento, implantação de corrimão canaletas laterais e sete muros de arrimo.

Com o novo acesso, os moradores do bairro poderão transitar com maior comodidade. Anteriormente, os pedestres passavam por um terreno desnivelado que em períodos de chuva ficava escorregadio, resultando em diversos acidentes.

Segundo Maria da Graça dos Santos, 65 anos, transitar pela escadaria era sinal de insegurança, pois a mais de 35 anos não passava por manutenção. “A passagem é horrível, já caí duas vezes. Me sinto extremamente feliz em ver que a gestão está se preocupando em fornecer acessibilidade e segurança que não tínhamos”, conta.

A obra   atende aproximadamente 200 m de escadaria, além de uma ponte de acesso, que liga a escada à rua. No final da escadaria também será pavimentado  30m de rua de barro.

Segundo o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Jeferson Timóteo, já foram reformadas 14 escadarias no bairro.  “Estamos intensificando o trabalho de recuperação de escadarias no Alto da Bela Vista.  Até o momento estamos na décima quarta. Isso mostra o compromisso da gestão em promover a maior mobilidade para os cabenses ”, ressaltou.

 

Texto: Beatriz Lima

Foto: Léo Domingos