A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho tem intensificado ações preventivas para o período chuvoso, com o reforço na colocação de lonas plásticas e monitoramento em áreas de riscos. Nesta sexta-feira (10/05) a Rua Santo Antônio, em Pontezinha, recebeu a equipe técnica da Defesa Civil, onde foram acomodadas lonas na barreira Santa Rosa – a maior do município –  medindo aproximadamente 15 metros de altura por 40 de largura.

De acordo com a gerente da Defesa Civil do Cabo, Ana Sandra Carneiro Leão, os serviços de prevenção são  realizados durante todo ano e  reforçado com à proximidade do inverno. “Esse trabalho é muito importante para garantir a segurança da população. O município possui inúmeras encostas e as obras de contenção são primordiais para evitar acidentes. Desde 2012  não registramos óbitos provocados por deslizamento de barreira”, concluiu. O município irá receber mais de 10 mil metros de lonas plásticas em todas as áreas consideradas de risco iminente.

Dentro do pacote de ações a serem executadas, a equipe técnica da Defesa Civil irá realizar erradicação de árvore, vistorias técnicas e orientações aos moradores. O aposentado, Antônio Francisco Chagas, reside na área há 71 anos e aprovou os trabalhos. “ Já faz uns anos que a barreira não cai. Mas já passamos por noites bem difíceis aqui por contas das fortes chuvas”, concluiu.

A Operação Inverno tem a finalidade de reduzir riscos de desastres e transtornos durante o período chuvoso. Ao longo do ano, a Prefeitura do Cabo realizou a recuperação de escadarias, contenção de encostas e drenagem de águas pluviais, construção e recuperação de muros de arrimo, além de reforçar a limpeza dos canais, canaletas e galerias.

Texto: Natália Andrade
Fotos: Gilberto Crispim