A Secretaria Municipal de Defesa Social realizou nesta segunda-feira (3/05), na sede do Samu Cabo, em Itapuama, mais uma etapa do ‘Estágio de Qualificação Profissional’ destinado a Guardas Municipais do Cabo de Santo Agostinho. O ciclo de treinamentos é dividido em três turmas contemplando um total de 100 agentes municipais, sendo estes, integrantes da segunda turma de formação continuada. Trinta homens participaram da capacitação.

O calendário de treinamentos prevê a realização de oito módulos em um prazo de seis dias alternados. O socorrista do SAMU, Miguel Ventura, abordou o tema   ‘Primeiros Socorros’, destacando procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados às vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais e evitando o agravamento da ocorrência. O curso tem duração de 80 horas com direito a certificado de conclusão.

O Comandante da Guarda Municipal, Paulo Farias, explica o objetivo da formação continuada da equipe. “ A qualificação é obrigatória e acontece uma vez por ano. É muito importante para que a equipe amplie a área de atuação com mais qualidade e preparo, oferecendo serviços que zele pela segurança do agente e da população”, disse. O encerramento da segunda turma, será realizada nesta terça-feira (14), com aula prática na Praça 09 de Julho, na PE-60, a partir das 8h.

O curso de aperfeiçoamento é destinado ao efetivo da guarda municipal armada, prevista na Lei nº 5.123, de 1º de julho de 2004, que estabelece no Art.42., o Porte de Arma de Fogo aos profissionais, regulamentado na Lei de 10.826, de 2003, sendo concedido desde que comprovada a realização de treinamento técnico. A terceira turma do Estágio de Qualificação Profissional, está prevista para iniciar no dia 20 de maio.

 

Texto: Natália Andrade

Foto: Gilberto Crispim