Para marcar o encerramento da Semana de Meio Ambiente, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta sexta-feira (06/06) palestras sobre o “Plano Municipal de Saneamento Básico” e ” Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos”. O evento aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM 1), localizado na Torrinha, e teve o objetivo de capacitar a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente sobre a importância da coleta seletiva, reciclagem do lixo e políticas de saneamento básico.

O Plano Municipal de Saneamento Básico está em fase de licitação sem previsão para a implantação, mas o município segue as diretrizes do plano metropolitano para prestação dos serviços públicos, conforme determina a lei federal 11.445/2007.  Inclui como princípios a integralidade na prestação dos serviços, além de diretrizes, proposta e ação que garantam a sustentabilidade dos serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos em água pluvial.

Para a secretária Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Catarina Dourado, todos os objetivos da Semana do Meio Ambiente foram alcançados. “Destacamos ao longo desta semana, atividades que despertam na população o sentimento de fazer mais pelo meio ambiente. Tivemos plantação de mudas nativas oriundas de uma compensação ambiental, ação educativa com crianças de como preservar a natureza”, disse.

As palestras foram ministradas pela engenheira civil, Roberta Alcoforado, e a gerente de Programa e Estudos Ambientais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de Pernambuco, Ana Gama. As atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente iniciaram na segunda-feira (03/06) e seguiram durante toda essa semana, com adesão ao programa ‘Mundo Limpo, Vida Melhor’, da empresa pernambucana ASA e plantio de aproximadamente 500 árvores nativas da região.

 

Texto: Natália Andrade

Foto: Léo Domingos