Para promover a cidadania e levar assistência para mais próximo da população, a Secretaria de Programas Sociais realizou nesta terça-feira (11/06) uma ação social na paróquia de Santo Antônio, no centro do Cabo. A ação faz parte do projeto “Social em Foco”.

Durante a ação foram ofertados à população de forma gratuita, os serviços de corte de cabelo, esmaltação, barbeiro, limpeza de pele, massagem, agendamento para atendimento e emissão de documentos (CPF, Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento), cadastro e atualização nos programas sociais como Bolsa Família e Cadastro Único. Também foi realizado a triagem e encaminhamento para o Serviço de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).

Os grupos participantes do Cras também deram um show de como faz arte. Os trabalhos em fuxico e chita foram colocados em exposição. Na programação não faltou jogos, brincadeiras e pintura no rosto para a criançada. A alegria ficou por conta da equipe de arteeducadores e do programa Bola pro Alto. Além disso, a Secretaria da Mulher também estava presente, realizando atendimentos com profissionais de psicologia, assistência jurídica e social, com triagens para as delegacias e centros de referência da mulher.

No local também foram oferecidos serviços de saúde como medição de glicose, aferição da pressão arterial, palestras sobre saúde bucal e distribuição de escovas. A ação também contou ainda, com assessoria jurídica e se necessário, encaminhamento para o Procon Cabo. No período da tarde, os grupos de flauta, grupo de Coco de Idosas e aulão de zumba abrilhantaram o evento com muita música, alegria e arte.

De acordo com a secretária Municipal de Programas Sociais, Edna Gomes, a ação surgiu como facilitadora entre a gestão municipal e à população. “O Social em Foco é um projeto que está nas comunidades do município para facilitar o acesso aos serviços e trazê-los para perto da população”, ressaltou.

 

Texto: Beatriz Lima

Fotos: Ivan Melo