“Sonhar, Brincar, Estudar, Trabalhar: Só quando crescer”. Este é o tema da campanha em alusão do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, dia 12 de junho. A Secretaria Municipal de Programas Sociais realizou nesta sexta-feira (12/06) uma ação educativa nas ruas do centro da cidade juntos aos pedestres e motoristas.

A equipe da Secretaria distribuiu panfletos e conscientizou para a importância do combate ao trabalho infantil. o principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que , infelizmente, se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo”, declarou a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes.
As pessoas que passavam pelas ruas além de receberem orientação, também receberam um Cata-vento de papel, símbolo da campanha. “É muito importante falar debater sobre trabalho infantil, pois muitas crianças estão por aí tendo sua infância destruída, por causa disso”, declarou Marta, mãe da Laura de 5 anos.

AÇÃO – Dia 12 de junho é o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Essa data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, crianças e adolescentes de até 14 anos, devem se dedicar exclusivamente à escola. A partir de então, o adolescente pode ingressar no mercado de trabalho apenas na condição de aprendiz, protegido por lei. Se identificar crianças ou adolescentes expostos ao trabalho infantil, disque 100.

Texto: Guilherme Nascimento
Foto: Ivan Melo