Futuras mamães foram nesta terça-feira (06/08) fazer uma visitação na Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos.  Recebidas pela equipe da maternidade, as gestantes receberam orientações e tiraram dúvidas sobre o parto e aleitamento materno.  Também foram distribuídas  fraldas e uma cartilha com orientação sobre amamentação – atividade que é reforçada pela maternidade em função do Agosto Dourado, mês de conscientização sobre o aleitamento materno exclusivo.

 As visitas fazem parte das ações da Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde, no qual as gestantes conhecem os ambientes da maternidade com a finalidade de prepará-las para o parto e pós-parto.  Por isso são tratadas também, através de rodas de conversa,  a importância do pré-natal,  as boas práticas de assistência ao parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido, além de orientação sobre planejamento familiar.

 A gerente e enfermeira obstetra, Marcela Almeida, explica a importância das gestantes fazerem à visitação e conhecerem as recomendações para o incentivo ao parto natural, a redução de medicação e intervenção no trabalho de parto e pauta a liberdade de posição e as demais recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Estamos realizando neste serviço uma assistência obstétrica baseada em evidências, humanização e respeito”, enfatizou a gerente.

SERVIÇO – Desde 2017, A Maternidade Padre Geraldo é um equipamento público que oferece  atendimento de qualidade para as gestantes, acompanhando as mamães do pré-natal até o puerpério. A maternidade é referência em partos normais,  diferente do cenário nacional onde ainda é elevado o parto cirúrgico, em comparação a outros países do mundo.

Texto: Guilherme Nascimento
Foto: João Barbosa