Um roteiro diferente e lúdico fez os estudantes do 4° e 5° ano do ensino fundamental da Escola Vicente Pinzón mergulharem em uma incrível aula prática de história, geografia e ciências. O passeio que aconteceu nesta segunda-feira (12/08), faz parte do projeto “ Tour EnCantos do Cabo”, idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O projeto estreou de forma marcante como parte das comemorações da Semana do Estudante e também da Semana do Patrimônio.  É também um resgate histórico que mapeia as principais características do município e dimensiona sua importância como patrimônio histórico, cultural e natural, através do turismo com interatividade por de dinâmicas e cordeis.

Os estudantes conheceram  os EnCantos da Descoberta, onde visitaram a Praia de Suape e toda a região do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti e seu conjunto arquitetônico e natural como a Vila e Igreja de Nazaré, Forte Castelo do mar, Casa do Faroleiro e o belo mirante de Nazaré, local propício para muito conhecimento e diversas fotos. Todo o trajeto foi acompanhado da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que realiza o projeto em parceria com a Secretaria de Educação,  e mostrou às crianças as histórias e curiosidades da cidade.

“O objetivo do projeto é sensibilizar de maneira divertida e lúdica sobre a importância de preservarem todo seu patrimônio com criatividade, unindo a cultura e a educação com o turismo para que as crianças aprendam, desde cedo, como preservar e cuidar dos encantos de cada canto do destino onde moram”, afirmou Tarciana Gusmão, gerente de Turismo.

O projeto conta com seis roteiros, além do EnCantos da Descoberta, temos os: Encantos do Litoral, Encantos da Cultura, Encantos do Desenvolvimento, Encantos da Argila e o Encantos Rurais. Os tours irão acontecer com os alunos quatro vezes ao mês, abrangendo escolas das quatro regionais do município. O projeto beneficiará também os servidores e comunidade com saídas semanais.

 

Texto: Beatriz Lima

Fotos: João Barbosa