A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Executiva da Mulher, enviou para Brasília a comitiva cabense para participar da 6ª Marcha das Margaridas, realizada nessa terça e quarta-feira (13 e 14/08).

A abertura da Marcha aconteceu na Câmara dos Deputados, com sessão solene para debater as temáticas das camponesas de todo país. O encontro é realizado a cada quatro anos, e esta edição tem como tema “Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência”.

O movimento surgiu em 2000. A  cada quatro anos, camponesas de todos os estados marcham inspiradas pela história de Margarida Maria Alves, liderança assassinada por defender os direitos de trabalhadoras e trabalhadores rurais. Desde o seu surgimento, a Marcha vem se construindo como a maior e mais efetiva ação de luta das mulheres do campo, da floresta e das águas, contra a exploração, a dominação e todas as formas de violência e em favor de igualdade, autonomia e liberdade para as mulheres.

A Marcha das Margaridas é a maior ação de mulheres da América Latina e leva à capital federal as propostas e os quereres de quem produz comida sem veneno para nossa população. Somos uma potência agroambiental graças a milhões de margaridas que produzem alimentos saudáveis para nossas cidades, garantindo a soberania  alimentar e a preservação de nossas sementes crioulas, dos ecossistemas e da biodiversidade.

 

Texto: Luana Oliveira