Com muita alegria e patriotismo, a semana da pátria se encerrou neste domingo (08/09), em Jussaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho. Ao todo 5 escolas desfilaram pelas ruas do distrito. Com o tema base: “Do conhecimento que liberta ao amor que educa”, o desfile trouxe alegria aos olhares dos moradores que se aglomeravam na praça e nas calçadas de Jussaral.

A primeira escola a se apresentar foi a Escola Municipal Marquês do Recife que com cores vinho e dourado, trouxeram um balé e banda marcial com diversos instrumentos para dar cores e ritmo às ruas do local.  Jenifer, de 13 anos acompanhava junto a sua mãe o desfile. “Eu acho muito legal o desfile”, contou a menina.

Além da Marquês do Recife, desfilou a Escola Municipal Aristheu Figueiredo, Escola Municipal Senador Paulo Guerra, a Banda Marcial Mayrê Gabriella, a Banda Marcial da Pessoa Idosa Maria Procópio da Silva, a Escola Municipal de Música José Ladislau Pimentel e outros.

A Secretaria de Programas Sociais trouxe pessoas que participam dos programas ofertados pela secretaria para desfilar. O Grupo de Percussão Especial do Cabo (GPEC) e participantes do Programa Bola pro Alto também passaram pelas ruas de Jussaral.

Na plateia, bandeiras do estado de Pernambuco e do Brasil eram balançadas pelos moradores que admiravam o desfile. Temas como a preservação da Amazônia, enaltecimento das raízes nordestinas foram pautados no desfile com intuito de conscientização.

No palanque oficial, estiveram presentes o prefeito Keko do Armazém, a secretária de educação, Sueli Nunes, que também é responsável pela organização da semana da pátria, a secretária de programas sociais Edna Gomes e outras autoridades políticas.

SEMANA DA PÁTRIA — A semana cívica do Cabo de Santo Agostinho teve início dia 01 de setembro com um desfile em Pontes dos Carvalhos.  Houve também desfile no dia 07 de setembro no Centro e encerrando no dia 08 em Jussaral.

Texto: Guilherme Nascimento
Foto: João Barbosa